Documentos

AET - Análise Ergonômica do Trabalho

A AET é um documento que avalia os riscos ergonômicos de acordo com a relação posto de trabalho e colaborador. Para a elaboraão deste documento, o profissional realiza visita até a empresa, avalia os postos de trabalho e aplica questionários para os colaboradores. Em cima deste material, o profissional sugere melhorias de acordo com a Norma Regulamentadora nº17, visando à melhoria das condições de trabalho e a saúde dos colaboradores.

APR - Análise Preliminar de Riscos

A Análise Preliminar de Riscos é um documento que realiza uma identificação prévia dos possíveis riscos nas atividades laborais e/ou no local de trabalho. O objetivo deste documento é orientar os colaboradores quanto aos procedimentos que devem ser adotados para elidir ou controlar os riscos existentes.

LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

O LTCAT é um documento que define a exigência ou não do pagamento do adicional de insalubridade ou periculosidade ao trabalhador em razão dos riscos do ambiente onde é exercida a atividade. Este documento é obrigatório para empresas que tenham pelo menos 1 trabalhador em regime de CLT e sua vigência será enquanto as condições ambientais e funcionais não se alterarem, conforme Norma Regulamentadora nº15 e 16.

OS - Ordem de Serviço

Documento em que constam todas as atividades a serem desempenhadas e as ações de segurança do trabalho adotadas pela empresa, por função. Este documento é obrigatório para empresas que tenham pelo menos 1 trabalhador em regime de CLT e deverá ser entregue para assinatura à cada funcionário contratado, conforme Norma Regulamentadora nº01.

PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção

Plano que estabelece condições e diretrizes de segurança do trabalho para obras e atividades relativas à construção civil. Este documento deverá ser realizado para obras com mais de 20 colaboradores e terá validade enquanto durar a obra, conforme Norma Regulamentadora nº18.

PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

Estabelece o controle da saúde física e mental do trabalhador em função de suas atividades, e baliza e orienta a realização dos exames médicos ocupacionais dos trabalhadores de uma empresa. Este documento é obrigatório para empresas que tenham pelo menos 1 trabalhador em regime de CLT e deverá ser realizado anualmente, conforme Norma Regulamentadora nº07.

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Programa que define uma metodologia de ação que garanta a prevenção da saúde e integridade dos trabalhadores, face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho. Este documento é obrigatório para empresas que tenham pelo menos 1 trabalhador em regime de CLT e deverá ser realizado anualmente, conforme Norma Regulamentadora nº09.

PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário

PPP é um documento histórico-laboral, individual do trabalhador que presta serviço à empresa, destinado a prestar informações ao INSS sobre a exposição a agentes nocivos. Também registra dados administrativos, atividades desenvolvidas, registros ambientais com base no LTCAT e resultados de monitorização biológica com base no PCMSO (NR-07) e PPRA (NR-09). Este documento é obrigatório para empresas que tenham pelo menos 1 trabalhador em regime de CLT e deverá ser entregue na demissão ou em caso de pedido de aposentadoria do colaborador, conforme Instrução Normativa do INSS/DC nº 77 de 21 de janeiro de 2015.

Prontuário da NR-20

De acordo com a Norma Regulamentadora nº20, toda empresa deste segmento, deverá ter um arquivamento dos documentos necessários e exigidos pelo MTE, bem como os demais órgãos competentes. Neste trabalho é realizado um levantamento dos documentos existentes, sua vigência e conteúdo, além da busca pelos demais documentos obrigatórios.

Área Médica

ASO - Atestado de Saúde Ocupacional

É o exame médico ocupacional realizado no colaborador conforme PCMSO (NR-07), podendo ser admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho ou demissional. Este exame deverá ser realizado para empresas que tenham pelo menos 1 trabalhador em regime de CLT e conforme periodicidade estabalecida no PCMSO.

Audiometria

Exame de audição realizado no funcionário, caso esteja exposto ao risco de ruído, conforme PCMSO (NR-07). Quando necessário, o exame deverá ser realizado no admissional, 06 meses após e depois anualmente, de acordo com o PCMSO.

Assessorias

CIPA

Para as empresas que já possuem a CIPA constituída, esta assessoria participa das reuniões e auxilia os colaboradores no andamento das reuniões, nas confecções das atas e nas ações que devem ser realizadas no decorrer das gestões.

PCMAT

A assessoria de PCMAT é realizada no canteiro de obra e verifica o acompanhamento do PCMAT, com suas medidas de proteção coletiva, os equipamentos de proteção individual, e os treinamentos e documentos obrigatórios para a saúde e segurança dos colaboradores.

Perícia Médica e Técnica

Tanto na Perícia Médica quanto na Perícia Técnica, é realizada a avaliação do processo, o acompanhamento in locco com Médico do Trabalho / Médico Examinador (Perícia Médica) ou Engenheiro de Segurança do Trabalho / Técnico de Segurança do Trabalho (Perícia Técnica), o relatório de acompanhamento ou contestação, os quesitos de contestação (quando contratado) e a avaliação final do processo.

Processo Eleitoral (CIPA)

Para o caso da empresa precisar constituir a CIPA e necessitar de auxílio para toda a confecção e elaboração do processo eleitoral da CIPA.

Segurança do Trabalho

A assessoria de segurança do trabalho tem o objetivo de fazer uma varredura dentro da empresa, apontar os problemas encontrados e sugerir as melhorias que deverão ser realizadas, tendo em vista a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Cursos e Treinamentos

CIPA / Designado CIPA (NR-05)

A CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, além de promover à saúde dos funcionários. A obrigatoriedade se dá para empresas com 20 colaboradores ou mais, de acordo com o grau de risco da empresa, e o seu treinamento deverá ser realizado anualmente para todos os membros da CIPA.
Para as empresas que não se enquadram para constituir CIPA, a empresa deverá designar um colaborador para atender o disposto na Norma Regulamentadora nº5 e o seu treinamento deverá ser anual.

EPI - Equipamento de Proteção Individual (NR-06)

O treinamento de EPI tem o objetivo de orientar os colaboradores quanto a utilização, limitação, conservação e guarda dos equipamentos, conforme exigência da Norma Regulamentadora nº06.

Gestores em Segurança do Trabalho

O intuíto deste treinamento é orientar os gestores das empresas, quanto as obrigatoriedades das Normas Regulamentadoras e as demais leis de saúde e segurança do trabalho.

Segurança em Máquinas e Equipamentos (NR-12)

Este treinamento visa orientar os participantes quanto a utilização das máquinas e equipamentos com segurança, informando a respeito das medidas de proteção existentes e necessárias, os riscos a que estão expostos, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Operador de Checkout (NR-17)

O objetivo do treinamento é aumentar o conhecimento do trabalhador com relação entre o seu trabalho e a promoção à saúde, sendo assim, contendo noções sobre prevenção e os fatores de risco para a saúde, decorrentes da atividade de operador de checkout. Este treinamento é obrigatório para todos os colaboradores que realizam a atividade de operador de checkout.

Operador de Empilhadeira (NR-11)

Este treinamento tem como objetivo capacitar o operador de empilhadeira a conhecer o equipamento e suas características, bem como os procedimentos e regras para um trabalho com segurança, atendendo o disposto na Norma Regulamentadora nº11 no que diz respeito a transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

Operador de Ponte Rolante (NR-11)

O treinamento de operador de ponte rolante visa qualificar profissionais que atuarão na operação de pontes rolantes, conhecendo as características da máquina e suas limitações, além dos procedimentos de trabalho com segurança e eficiência. Este treinamento atende o disposto na Norma Regulamentadora nº11 no que diz respeito a transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

Palestras

Além dos treinamentos e cursos que a Corpori realiza periodicamente, a empresa também ministra palestras dos mais diferentes assuntos.

Prevenção e Combate a Incêndio (NR-23)

Este treinamento tem o objetivo orientar os participantes para situações de emergência, identificando qual a forma mais eficaz de combater um princípio de incêndio, seja ele com extintor e/ou hidrante, além de mostrar a importância quanto as sinalizações, saídas de emergência, alarmes e condutas prevencionistas. Este treinamento visa atender o disposto na Norma Regulamentadora nº23 e segue as Instruções Normativas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Primeiros Socorros (NR-07)

O treinamento de primeiros socorros visa atender o disposto na Norma Regulamentadora nº07, fazendo com que o participante possa prestar os devidos cuidados à saúde dos colaboradores, realizando o atendimento correto, de acordo com a gravidade.

Trabalho em Teleatendimento / Telemarketing (NR-17)

O objetivo deste treinamento é de orientar os colaboradores de teleatendimento ou telemarketing, quanto aos possíveis riscos e doenças que a função pode ocasionar, além das medidas de prevenção, incluindo ações, equipamentos e mobiliários. Este treinamento é obrigatório para todos os colaboradores que executam o trabalho de teleatendimento / telemarketing, conforme disposto na Norma Regulamentadora nº17.

Trabalhos em Altura (NR-35)

Este treinamento visa capacitar os participantes quanto a forma segura de trabalhar em altura, conhecendo os procedimentos, os equipamentos e demais métodos. A obrigatoriedade se da para todos os colaboradores que realizem atividades acima de 2 metros do piso, onde haja risco de queda, e deverá ser realizado a cada 2 anos.

Transporte e Levantamento Manual de Cargas (NR-17)

O objetivo do treinamento de transporte e levantamento manual de cargas é de instruir os colaboradores quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, prevenindo acidentes e mantendo a integridade física.

Treinamento de NR-18

O treinamento tem o objetivo de orientar os colaboradores da construção civil, para que realizem suas atividades com segurança. É obrigatório para todos os colaboradores que realizam suas atividades no canteiro de obras e deverá ser realizado ao início de cada fase da obra ou quando achar necessário, conforme Norma Regulamentadora nº18.

Demais Trabalhos