A AET é um documento que avalia os riscos ergonômicos de acordo com a relação posto de trabalho e colaborador. Para a elaboraão deste documento, o profissional realiza visita até a empresa, avalia os postos de trabalho e aplica questionários para os colaboradores. Em cima deste material, o profissional sugere melhorias de acordo com a Norma Regulamentadora nº17, visando à melhoria das condições de trabalho e a saúde dos colaboradores.
A Análise Preliminar de Riscos é um documento que realiza uma identificação prévia dos possíveis riscos nas atividades laborais e/ou no local de trabalho. O objetivo deste documento é orientar os colaboradores quanto aos procedimentos que devem ser adotados para elidir ou controlar os riscos existentes.
O LTCAT é um documento que define a exigência ou não do pagamento do adicional de insalubridade ou periculosidade ao trabalhador em razão dos riscos do ambiente onde é exercida a atividade. Este documento é obrigatório para empresas que tenham pelo menos 1 trabalhador em regime de CLT e sua vigência será enquanto as condições ambientais e funcionais não se alterarem, conforme Norma Regulamentadora nº15 e 16.
Documento em que constam todas as atividades a serem desempenhadas e as ações de segurança do trabalho adotadas pela empresa, por função. Este documento é obrigatório para empresas que tenham pelo menos 1 trabalhador em regime de CLT e deverá ser entregue para assinatura à cada funcionário contratado, conforme Norma Regulamentadora nº01.
Plano que estabelece condições e diretrizes de segurança do trabalho para obras e atividades relativas à construção civil. Este documento deverá ser realizado para obras com mais de 20 colaboradores e terá validade enquanto durar a obra, conforme Norma Regulamentadora nº18.
Estabelece o controle da saúde física e mental do trabalhador em função de suas atividades, e baliza e orienta a realização dos exames médicos ocupacionais dos trabalhadores de uma empresa. Este documento é obrigatório para empresas que tenham pelo menos 1 trabalhador em regime de CLT e deverá ser realizado anualmente, conforme Norma Regulamentadora nº07.
Programa que define uma metodologia de ação que garanta a prevenção da saúde e integridade dos trabalhadores, face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho. Este documento é obrigatório para empresas que tenham pelo menos 1 trabalhador em regime de CLT e deverá ser realizado anualmente, conforme Norma Regulamentadora nº09.
PPP é um documento histórico-laboral, individual do trabalhador que presta serviço à empresa, destinado a prestar informações ao INSS sobre a exposição a agentes nocivos. Também registra dados administrativos, atividades desenvolvidas, registros ambientais com base no LTCAT e resultados de monitorização biológica com base no PCMSO (NR-07) e PGR (NR-09). Este documento é obrigatório para empresas que tenham pelo menos 1 trabalhador em regime de CLT e deverá ser entregue na demissão ou em caso de pedido de aposentadoria do colaborador, conforme Instrução Normativa do INSS/DC nº 77 de 21 de janeiro de 2015.
De acordo com a Norma Regulamentadora nº20, toda empresa deste segmento, deverá ter um arquivamento dos documentos necessários e exigidos pelo MTE, bem como os demais órgãos competentes. Neste trabalho é realizado um levantamento dos documentos existentes, sua vigência e conteúdo, além da busca pelos demais documentos obrigatórios.
É o exame médico ocupacional realizado no colaborador conforme PCMSO (NR-07), podendo ser exame admissional, exame periódico, exame de mudança de risco, exame de retorno ao trabalho ou demissional. Este exame deverá ser realizado para empresas que tenham pelo menos 1 trabalhador em regime de CLT e conforme periodicidade estabalecida no PCMSO.
Exame de audição realizado no funcionário, caso esteja exposto ao risco de ruído, conforme PCMSO (NR-07). Quando necessário, o exame deverá ser realizado no admissional, 06 meses após e depois anualmente, de acordo com o PCMSO.
Para as empresas que já possuem a CIPA constituída, esta assessoria participa das reuniões e auxilia os colaboradores no andamento das reuniões, nas confecções das atas e nas ações que devem ser realizadas no decorrer das gestões.
A assessoria de PCMAT é realizada no canteiro de obra e verifica o acompanhamento do PCMAT, com suas medidas de proteção coletiva, os equipamentos de proteção individual, e os treinamentos e documentos obrigatórios para a saúde e segurança dos colaboradores.
Tanto na Perícia Médica quanto na Perícia Técnica, é realizada a avaliação do processo, o acompanhamento in locco com Médico do Trabalho / Médico Examinador (Perícia Médica) ou Engenheiro de Segurança do Trabalho / Técnico de Segurança do Trabalho (Perícia Técnica), o relatório de acompanhamento ou contestação, os quesitos de contestação (quando contratado) e a avaliação final do processo.
Para o caso da empresa precisar constituir a CIPA e necessitar de auxílio para toda a confecção e elaboração do processo eleitoral da CIPA.
A assessoria de segurança do trabalho tem o objetivo de fazer uma varredura dentro da empresa, apontar os problemas encontrados e sugerir as melhorias que deverão ser realizadas, tendo em vista a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
A CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, além de promover à saúde dos funcionários. A obrigatoriedade se dá para empresas com 20 colaboradores ou mais, de acordo com o grau de risco da empresa, e o seu treinamento deverá ser realizado anualmente para todos os membros da CIPA.
Para as empresas que não se enquadram para constituir CIPA, a empresa deverá designar um colaborador para atender o disposto na Norma Regulamentadora nº5 e o seu treinamento deverá ser anual.
O treinamento de EPI tem o objetivo de orientar os colaboradores quanto a utilização, limitação, conservação e guarda dos equipamentos, conforme exigência da Norma Regulamentadora nº06.
O intuíto deste treinamento é orientar os gestores das empresas, quanto as obrigatoriedades das Normas Regulamentadoras e as demais leis de saúde e segurança do trabalho.
Este treinamento visa orientar os participantes quanto a utilização das máquinas e equipamentos com segurança, informando a respeito das medidas de proteção existentes e necessárias, os riscos a que estão expostos, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
O objetivo do treinamento é aumentar o conhecimento do trabalhador com relação entre o seu trabalho e a promoção à saúde, sendo assim, contendo noções sobre prevenção e os fatores de risco para a saúde, decorrentes da atividade de operador de checkout. Este treinamento é obrigatório para todos os colaboradores que realizam a atividade de operador de checkout.
Este treinamento tem como objetivo capacitar o operador de empilhadeira a conhecer o equipamento e suas características, bem como os procedimentos e regras para um trabalho com segurança, atendendo o disposto na Norma Regulamentadora nº11 no que diz respeito a transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.
O treinamento de operador de ponte rolante visa qualificar profissionais que atuarão na operação de pontes rolantes, conhecendo as características da máquina e suas limitações, além dos procedimentos de trabalho com segurança e eficiência. Este treinamento atende o disposto na Norma Regulamentadora nº11 no que diz respeito a transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.
Além dos treinamentos e cursos que a Corpori realiza periodicamente, a empresa também ministra palestras dos mais diferentes assuntos.
Este treinamento tem o objetivo orientar os participantes para situações de emergência, identificando qual a forma mais eficaz de combater um princípio de incêndio, seja ele com extintor e/ou hidrante, além de mostrar a importância quanto as sinalizações, saídas de emergência, alarmes e condutas prevencionistas. Este treinamento visa atender o disposto na Norma Regulamentadora nº23 e segue as Instruções Normativas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.
O treinamento de primeiros socorros visa atender o disposto na Norma Regulamentadora nº07, fazendo com que o participante possa prestar os devidos cuidados à saúde dos colaboradores, realizando o atendimento correto, de acordo com a gravidade.
O objetivo deste treinamento é de orientar os colaboradores de teleatendimento ou telemarketing, quanto aos possíveis riscos e doenças que a função pode ocasionar, além das medidas de prevenção, incluindo ações, equipamentos e mobiliários. Este treinamento é obrigatório para todos os colaboradores que executam o trabalho de teleatendimento / telemarketing, conforme disposto na Norma Regulamentadora nº17.
Este treinamento visa capacitar os participantes quanto a forma segura de trabalhar em altura, conhecendo os procedimentos, os equipamentos e demais métodos. A obrigatoriedade se da para todos os colaboradores que realizem atividades acima de 2 metros do piso, onde haja risco de queda, e deverá ser realizado a cada 2 anos.
O objetivo do treinamento de transporte e levantamento manual de cargas é de instruir os colaboradores quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, prevenindo acidentes e mantendo a integridade física.
O treinamento tem o objetivo de orientar os colaboradores da construção civil, para que realizem suas atividades com segurança. É obrigatório para todos os colaboradores que realizam suas atividades no canteiro de obras e deverá ser realizado ao início de cada fase da obra ou quando achar necessário, conforme Norma Regulamentadora nº18.
A Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT deverá ser aberta e comunicada ao INSS, sempre que o colaborador tiver perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho, independente se a lesão ou perturbação funcional foi causada por acidente típico (na empresa ou em terceiros), acidente de trajeto (caminho de ida e volta para o trabalho) ou doença ocupacional.
As perícias são solicitadas pelos juízes do trabalho por não possuírem conhecimento técnico para julgar determinadas questões. Elas são marcadas na empresa reclamada com a participação do seu representante, o reclamante e seu advogado. Para que a sua empresa não saia em desvantagem na realização da perícia é que o serviço de acompanhamento de perícias da Corpori é importante, pois com o nosso conhecimento técnico poderemos questionar e esclarecer as demandas solicitadas pelo advogado do reclamante no processo.
Procedimentos Operacionais Padrões, como o próprio nome já diz, são procedimentos específicos que o colaborador deverá seguir para operar uma máquina ou realizar determinada tarefa. Os POPs, como são chamados, detalham passo-a-passo como o colaborador deverá proceder em suas atividades. Esse documento ficará fixado na máquina, equipamento ou posto de trabalho do colaborador garantindo que, o serviço realizado ali terá um padrão na sua execução pois, independentemente de quem estiver neste posto de trabalho, a pessoa saberá detalhadamente o que é e como fazer.
Pode acontecer de sua empresa não ter solicitado o nosso serviço de acompanhamento de perícias e o perito, não percebendo a realidade da empresa ou induzido pelo advogado do reclamante, corrobora com o que está sendo pleiteado no processo. Ainda assim, podemos realizar a defesa dessa perícia realizada, questionando metodologias adotadas e até a interpretação da legislação vigente.
Os programas de saúde e segurança do trabalho geram ações que devem ser implantadas ao longo do ano. Por falta de conhecimento ou tempo as empresas tendem a não aplicar essas ações e ficam passíveis de multas durante as fiscalizações do Ministério do Trabalho. A gestão de documentos de saúde e segurança do trabalho são essas ações sendo colocadas em prática. Por exemplo, a sua empresa não possui ordem de serviço e nem fichas de EPIs. Com o serviço de gestão de documentos de saúde e segurança do trabalho nós vamos identificar essa demanda, elaborar o documento e aplicá-lo na sua empresa, fornecendo os EPIs faltantes, aplicando a ordem de serviço para os seu colaboradores e recolhendo as assinaturas. Além disso, vamos orientar a pessoa que ficará responsável por essa demanda, na empresa, para que ela apenas prossiga realizando esses registros.
Ainda que mínimo, um acidente de trabalho sempre terá consequências, seja para o colaborador, seja para a empresa ou seja para os familiares do colaborador acidentado. Deste modo, a importância da investigação de acidentes é identificar o agente causador para que o mesmo tipo de acidente se repita.
Os Laudos acústico são medições de ruído realizadas nas áreas externas as edificações e servem para comprovar se a sua empresa está ou não contribuindo com a poluição sonora da região onde se encontra. Esse laudo é um dos documentos exigidos pelas prefeituras para a emissão da Certidão de Tratamento Acústico – CTA, documento muitas vezes vinculado ao Alvará de Funcionamento do estabelecimento.
Mapa de riscos é a representação gráfica dos riscos no ambiente de trabalho. Através de imagens de diferentes tamanhos, cores e números o mapa de riscos é a maneira mais fácil e clara de demonstrar os riscos de um ambiente. Exigido pela NR-05, o mapa de riscos é uma atribuição da CIPA e deve ser discutido durante as reuniões mensais.